domingo, 7 de junho de 2009

Assistência Estudantil


Pessoal muitas Faculdades Federais Brasil afora possui assistência estudantil para os estudantes carentes e principalmente, os que são do interior e não tem condições de se manterem. Aqui em Minas Gerais a UFMG possui uma Fundação de Assistência a seus alunos, que vale a pena vocês conferirem. Confiram tudo sobre essa Fundação a baixo:
A Fundação Universitária Mendes Pimentel é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos que tem como missão prestar assistência estudantil ao corpo discente da UFMG de baixa condição socioeconômica.

A Fump é uma fundação de assistência social, credenciada ao Conselho Nacional de Assistência Social e visa promover as garantias sociais dos alunos da universidade. Não se caracteriza, portanto, como fundação de apoio.

A Fump desenvolve Programas de Assistência Estudantil visando facilitar o acesso às necessidades de atenção básica à saúde, de alimentação, moradia, aquisição de material escolar, transporte, recursos financeiros de manutenção e outras necessidades pessoais.

Os alunos da UFMG classificados pela Fump têm acesso aos benefícios de acordo com o nível de classificação. Os discentes não classificados, mas regularmente matriculados na UFMG também têm acesso a benefícios, como subsídio alimentar e descontos em convênios de saúde. Veja alguns programas que a Fump oferece!!!

Programa de Alimentação

O Programa de Alimentação tem como objetivo propiciar refeições balanceadas, com qualidade e variedade aos estudantes da UFMG, favorecendo as condições físicas adequadas para um bom desenvolvimento acadêmico.

O Programa, também, permite que os estudantes tenham acesso às refeições a um preço subsidiado em diferentes níveis, de acordo com tabelas de custo fixadas pelo Conselho Universitário da UFMG.

Os Restaurantes Universitários (RUs) - refeitórios destinados ao uso da comunidade acadêmica da UFMG - trabalham com o sistema bandejão e estão estrategicamente localizados em diferentes pontos das unidades acadêmicas da Universidade. Atualmente, cinco Restaurantes Universitários - que servem uma média acima de 6.000 refeições diariamente - estão em funcionamento: RU Setorial II (operante no campus Pampulha), RU Campus Saúde, RU da Escola de Engenharia, RU da Faculdade de Direito e RU do Instituto de Ciências Agrárias. Os RUs atendem nos horários de almoço, e (em alguns) jantar.

Acesso ao sistema de subsídio (RUs)

O sistema possui preços diferenciados para as diversas categorias, conforme Portaria 004/2005 da UFMG, que exigem a vinculação do usuário ao órgão ou situação específica. Para que cada usuário tenha acesso ao preço específico da categoria, é obrigatória a apresentação da documentação apropriada:


Estudantes classificados pela Fump (Carente I, II e III):
É obrigatória a apresentação da carteira emitida pela Fump. O uso indevido da carteira ou dúvidas quanto a autenticidade autoriza a Fundação a proceder o recolhimento para confirmação do fato.
Estudantes da UFMG que não possuem classificação da Fump (Diarista I):
O estudante deve apresentar alguma carteira emitida por órgão da UFMG, com foto e validade (DCE, CEU ou carteira emitida pela unidade acadêmica), ou comprovante/declaração de matrícula acompanhado de documento com fotografia emitida por órgão público (CI, CNH, ou outro).
Servidores da UFMG e servidores de órgãos de apoio da Universidade (Diarista II):
Apresentação da carteira funcional da UFMG ou das Fundações de Apoio, com fotografia e validade, ou contra cheque acompanhado de documento com fotografia emitida por órgão público (CI, CNH, ou outro).
Menores da Cruz Vermelha:
Apresentação da carteira específica emitida pela Fump observada validade.
Demais convênios:
Apresentação de crachá/identidade funcional do órgão a que pertence.

Programa de Assistência à Saúde

O Programa de Assistência à Saúde da Fump, gerenciado pela Coordenadoria de Assistência à Saúde, tem como objetivo oferecer ao aluno da UFMG, segundo critérios de qualificação e classificação socioeconômica, acesso à atenção básica à saúde, através de atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, nas dependências da própria Fundação e de convênios com uma rede terceirizada, oferecendo consultas com especialidades médicas e odontológicas, exames auxiliares de diagnóstico, pequenos procedimentos ambulatoriais, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, raios-x odontológico, psicoterapia e psicopedagogia.

Em Belo Horizonte o Programa compreende o atendimento médico, odontológico e psicológico interno através do Serviço Próprio e o atendimento em especialidades médicas e odontológicas, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, exames complementares laboratoriais e de imagem, através da rede conveniada.

Em Montes Claros todo o atendimento é realizado por meio da rede conveniada.
Acesso ao Programa

Terá acesso com gratuidade ou financiamento ao Programa de Assistência à Saúde o aluno que estiver regularmente matriculado na UFMG, segundo critérios de qualificação e classificação da Fump. Para financiamento o aluno não poderá ter pendências financeiras junto a Fump.

Os demais alunos da UFMG, bem como seus dependentes diretos, independente de qualificação e classificação socioeconômica na Fump, têm acesso à rede credenciada com pagamento direto, nos valores de tabela praticado para a Fump. Basta solicitar a guia na Coordenadoria de Recepção, Cadastro e Agendamento.
Programa de Moradia

O Programa Permanente de Moradia Universitária foi instituído em 6 de novembro de 1997 pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais. O Programa é gerido pela Coordenadoria de Moradia Universitária e administrado pelo Conselho Diretor da Moradia Universitária, sendo destinado para residência temporária de discentes, professores e funcionários da UFMG. O programa é aberto também a visitantes, devendo sua utilização estar associada às políticas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

Para os discentes da UFMG o objetivo do Programa é oferecer, àqueles que têm dificuldades habitacionais em Belo Horizonte e Montes Claros e que são oriundos de outras cidades, condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, incentivando sua integração na vida.

O Programa visa, também, facilitar o intercâmbio de professores e funcionários e visitantes da UFMG com outras instituições e outros povos contribuindo para o cumprimento dos objetivos institucionais do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os usuários pagam mensalmente uma taxa de utilização da Moradia Universitária - Taxa Condominial - proposta pelo Conselho Diretor da Moradia Universitária e subsidiada pela UFMG. A taxa é tabelada em diferentes categorias de usuário, que definem o nível de subsídio concedido a cada categoria, privilegiando os discentes de baixa condição socioeconômica - tanto em número de vagas concedidas quanto em nível de subsídio.

Acesso ao Programa de Moradia

Poderão pleitear vaga no Programa de Moradia todos os discentes de graduação e pós-graduação da UFMG regularmente matriculados na UFMG, oriundos de outras localidades que não Belo Horizonte - para as vagas em Belo Horizonte - e Montes Claros - para as vagas em Montes Claros.

Para se candidatar a uma vaga, primeiro o discente (nas condições acima citadas) deve preencher o formulário de inscrição on-line no portal da Fump (no item correspondente à direita), ou pessoalmente no RU Setorial II, Coordenadoria de Recepção, Cadastro e Agendamento ou na Coordenadoria de Moradia Universitária. Os dados fornecidos nos formulários de inscrição devem ser comprovados de acordo com o regulamento da inscrição (fornecido nos formulários).

As inscrições têm validade semestral e devem ser renovadas no início de cada semestre letivo, novamente exigindo a comprovação dos dados.

Critérios de ocupação

Os critérios de ocupação são definidos de acordo com prioridade para obtenção de vagas referidos nos artigos 2º e 3º do Regimento Interno do Programa Permanente de Moradia Universitária:

I - dentre os estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG, pela ordem:

A - Discentes matriculados no seu 1º curso de graduação ou de pós-graduação.
B - Discentes matriculados no 1º ou no 2º período dos respectivos cursos.


II - dentre os professores e funcionários, pela ordem:

A - Professores e funcionários recém-admitidos na UFMG, procedentes de outras localidades.
B - Professores e funcionários visitantes, convidados para desenvolvimento de atividades acadêmicas na UFMG.
Os candidatos contemplados com vagas devem assinar o Termo de Ocupação e proceder de acordo com as normas definidas pelos Regulamentos e Regimento do Programa Permanente de Moradia Universitária, disponibilizados aos contemplados no ato da ocupação da vaga.

Programas da Coordenadoria de Serviço Social

Os Programas do Serviço Social são gerenciados pela Coordenadoria de Serviço Social e tem como objetivo equalizar oportunidades aos estudantes da UFMG classificados pela Fump, prioritariamente os de baixa condição socioeconômica, possibilitando-lhes acesso a direitos sociais básicos, e incentivando ações de cunho socioeducativas que visem a sua integração à vida universitária.

Na política social da educação, o Serviço Social atua visando a permanência dos estudantes de baixa condição socioeconômica em sua trajetória acadêmica, proporcionando-lhes condição de uma formação técnica, humana e cidadã de qualidade.

Para oferecer esses benefícios, a Coordenadoria de Serviço Social desenvolve os seguintes programas: Preço Reduzido nos Restaurantes Universitários, Bolsa de Manutenção, Bolsa Creche.

Para acessar esses programas os estudantes precisam passar pelo processo de avaliação socioeconômico e serem classificados nos níveis I, II e III e atender aos pré-requisitos de cada programa.

Programas Socioeducacionais

Têm como objetivo apoiar o estudante por meio de Programas que o auxilia em seu percurso acadêmico. Estes são voltados para a complementação educacional e financeira, desenvolvimento pessoal e profissional, bem como oferecer oportunidades para o estudante se preparar para inserção no mundo do trabalho. As bolsas concedidas em alguns programas proporcionam também recursos financeiros que auxiliam em sua manutenção na Universidade.

Os Programas da Coordenadoria Socioeducacional - CSE são voltados para os estudantes regularmente matriculados e frequentes na UFMG, com prioridade para os classificados pela Fump, de acordo com os critérios particulares de cada Programa.

Para o funcionamento dos Programas, a CSE possui convênios com diversas empresas e órgãos públicos, além de parceria com diversos setores da Universidade. Na gestão dos Programas, a Coordenadoria mantém cadastro dos estudantes interessados, orienta processos, analisa e concede benefícios, além de consolidar os procedimentos de acordo com os critérios internos preestabelecidos e as legislações vigentes.

Gente para qualquer informação é só acessar o site da Fump: www.fump.ufmg.br

Fonte: Site da Fump

Nenhum comentário:

Postar um comentário