quarta-feira, 3 de junho de 2009

Qual profissão escolher?


Vestibulandos se você ainda tem alguma dúvida de qual profissão escolher, nós aqui da Educafrominas vamos dá uma forcinha nessa escolha tão difícil. Abaixo está uma lista com um resumo de alguns dos principais cursos no país, seu mercado de trabalho e onde eles são oferecidos. Vamos postar todos aos poucos, pois são muitos. Fiquem de olho!!!

Arquivologia

O arquivista é o profissional que aplica técnicas de organização, conservação e restauração de arquivos no menor tempo possível. O arquivo é conjunto de documentos reunidos por acumulação ao longo das atividades profissionais, sejam elas públicas ou privadas, e pode ser do tipo corrente, intermediário e permanente. O arquivo corrente está ligado ao cotidiano. Ele atende aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos em razão da freqüência com que são consultados. O intermediário é usado no dia-a-dia e se estende até os documentos históricos enquanto aguardam sua destinação final. Já o permanente reúne documentos guardados definitivamente, em função de seu valor. No curso aprende-se a organizar e avaliar documentos em forma de papel, foto, filme, microfilme. Com o avanço da tecnologia, o aluno também é preparado para lidar com bancos de dados on-line. Ainda aprende técnicas para recuperar papéis degradados pelo tempo e regular umidade e temperatura de acervos. As perspectivas para quem cursa Arquivologia são grandes, principalmente para o setor público que requer um alto nível de organização. Em empresas privadas o arquivista pode trabalhar na racionalização de documentos em escritórios, hospitais e universidades. As principais matérias vistas na graduação são: Informação e Linguagens Documentárias, Direito Administrativo, Noções de Contabilidade, Fundamentos da Arquivística, História Social do Brasil, Avaliação de Documentos, Bancos de Dados Aplicados à Arquivística, Gerência de Arquivos, Processamento da Informação Digital, Paleografia e Restauração de Documentos.

Onde estudar: Região Sudeste Espírito Santo: Ufes. Rio de Janeiro: UFF, Unirio. São Paulo: Unesp. Minas Gerais: UFMG.

Artes Cênicas

Artes Cênicas é o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais. O bacharel em artes cênicas é um profissional acostumado com as diversas linguagens cênico-teatrais, bem como com os diferentes signos utilizados para expressá-la, como a voz e os movimentos corporais, com o intuito de transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Este profissional pode atuar como ator em peças teatrais, filmes, telenovelas e comerciais, dublagem, na direção e encenação de espetáculos e teatro, como dramaturgo e como produtor. Pode atuar também em docência e pesquisa. Curso O curso tem duração média de quatro anos. O currículo é composto das seguintes matérias teóricas: História das Artes Cênicas, Literatura Dramática e Filosofia. As aulas práticas são de Técnica Vocal, Expressão Corporal, Interpretação Dramática e Caracterização Cênica. Para lecionar é preciso cursar Artes Cênicas com habilitação e licenciatura em Artes ou Educação Artística. Mercado de Trabalho:O cinema nacional tem empregado mais nos últimos anos. O eixo Rio - São Paulo oferece as melhores oportunidades, embora a concorrência seja grande. Uma alternativa que os recém-formados têm encontrado diante da falta de investimentos de produtores, é montar grupos e viajar com seus espetáculos.

Onde estudar: Região Sudeste Minas Gerais: UFMG, Unimontes, Ufop, UFU.Rio de Janeiro: UFRJ, Estácio, Unirio. São Paulo: FPA, PUC, Unicamp, Anhembi Morumbi, Unesp, Uniban, USP.

Artes Plásticas

A origem do curso de Artes Plásticas foi em 1980. O curso estimula e desenvolve o pensamento visual em suas diversas expressões através de um conhecimento que propõe a produção de poéticas visuais; sendo este o objetivo do curso. As Artes Plásticas empregam elementos visuais e táteis com o intuito de simbolizar o mundo real ou imaginário, para isto criam-se obras como pinturas ou esculturas. As atividades do artista plástico são: criar desenhos, pinturas, gravuras, colagens, e esculturas, trabalhando com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Seus trabalhos são apresentados em galerias, museus ou lugares públicos. Tendo licenciatura pode lecionar em escolas públicas e particulares. Curso O curso tem duração média de quatro anos. O currículo se compõe de disciplinas como História da arte, Filosofia, Estética, Comunicação. Os trabalhos práticos possuem grande carga horária e são realizados em oficinas. É exigida uma monografia para a conclusão do curso. É importante observar que o aluno precisa demonstrar aptidão para artes no vestibular. Mercado de trabalho O que ampliou as possibilidades de emprego para esse profissional foi a abertura de vários centros culturais e a criação das novas leis de incentivo à cultura. Modificações essas ocorridas nos últimos cinco anos.

Onde estudar: Região Sudeste Espírito Santo: Ufes Minas Gerais: Uemg, UFMG, Unimontes, UFJF, UFU. Rio de Janeiro: Uerj, UFRJ, Unigranrio São Paulo: Unesp, USP, Unicamp.

Biblioteconomia

Capacita o profissional a classificar, organizar, conservar e divulgar os acervos de centros de documentação e bibliotecas. Esse profissional trabalha como administrador de todo o sistema das bibliotecas, onde além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Ele tem por obrigação, adquirir novos livros para garantir sempre a inovação de seus acervos. Mercado de Trabalho O mercado de trabalho para esse profissional se mantém aquecido, tendo boas perspectivas para os próximos anos. Isso se deve ao fato de estar crescendo o número de universidades e escolas técnicas pelo país, fazendo com que aumente a oferta de vagas para esse profissional, pois ele é quem irá administrar a biblioteca dessas instituições de ensino. O bibliotecário que tem conhecimentos em informática é o que tem melhores oportunidades. Onde estudar: Região Sudeste Espírito Santo: Ufes. Minas Gerais; UFMG, Unipac, PUC-MG. Rio de Janeiro; UFRJ, UFF, UniRio. São Paulo; PUC-Campinas, USP, Unesp, UFSCar.

Ciências Econômicas

curso de Ciências Econômicas tem como finalidade gerar um profissional capacitado para atuar frente à economia em expansão. O mercado é muito abrangente e tende a ficar ainda mais devido à procura por investimentos estrangeiros. Setores da economia exigem políticas diferenciadas e o economista trabalha a fim de atender às necessidades particulares de cada campo. Para isso, é necessário desenvolver a capacidade de empreendedorismo e análise de questões, propondo soluções no âmbito econômico, gerencial, organizacional e operacional. No mercado financeiro o economista pode atuar na bolsa de valores ou realizar pesquisas sobre indicadores econômicos. Também pode trabalhar com assuntos ligados à produção de bens e serviços, ajudando a estabelecer, desenvolver e conservar posses. É possível operar no planejamento do capital em instituições públicas e privadas e, ainda, negociar com blocos econômicos estrangeiros na esfera internacional. O estudante tem a chance de unir os números com prudência social ao desenvolver boa formação tanto na parte de exatas quanto na área de humanas. O curso adota disciplinas como Matemática Financeira, Introdução à Economia, Introdução às Ciências Sociais, Estatística, Cálculo, Economia Monetária, Contabilidade, Teoria Macroeconômica, Teoria Microeconômica, Economia e Comércio Internacional, Economia do Setor Público, Análise de Demonstrações Financeiras e Teoria Geral da Administração.

Onde estudar: Região Sudeste Espírito Santo: UFES.Minas Gerais: PUC-Minas, Unimontes, UFSJ, UFJF, UFV, UFMG, UFU, UFVJM, Unimontes. Rio de Janeiro: UFF, UCP, Moraes Junior, UERJ, UFRJ, PUC-Rio, UFRRJ. São Paulo: Unesp, Imesb, Unaerp, UFSCar, USP, PUC-Campinas, Unicamp, PUC-SP, Mackenzie.

Letras

Para fazer este curso não basta gostar de ler, é importante saber escrever bem. É preciso querer conhecer todos os mistérios de uma língua, seja ela o português ou alguma estrangeira. O profissional formado no curso de Letras pode fazer tradução, estudar literatura e dar aulas.Os cursos podem oferecer habilitação em licenciatura ou bacharelado, combinando o estudo do português com uma língua estrangeira moderna, como inglês, espanhol ou francês; ou ainda línguas clássicas como grego e latim.O profissional de Letras pode atuar na área de tradução empresarial, em editoras como tradutor e revisor de textos de livros, jornais ou revistas, fazer legendagem para televisão e cinema, além de trabalhar em eventos internacionais.Outra opção mais comum é o ensino de idiomas em escolas de línguas ou colégios das redes pública e particular. Aqueles que fazem mestrado ou doutorado também podem lecionar em universidades e desenvolver projetos de pesquisa. Os profissionais habilitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) também são bastante requisitados.Algumas disciplinas vistas na faculdade são teoria da literatura, literatura brasileira, análise de textos, cultura brasileira, crítica literária, língua portuguesa, prática de ensino, português instrumental, leitura e produção de textos, lingüística, língua latina, língua inglesa, inglês comercial, inglês instrumental, língua francesa, tradução orientada e língua espanhola.

Onde estudar: Região SudesteEspírito Santo: UFES.Minas Gerais: Unimontes, PUC-MG, UFMG, Uni-BH, Uemg, UFJF, Ufop, UFSJ, UFU, UFV.Rio de Janeiro: Universo, Estácio, UFF, PUC-RJ, Uerj, UFRJ, Unigranrio, UniverCidade.São Paulo: Unesp, Unip, PUC-Campinas, UFSCar, Uninove, USP.

Jornalismo

Capacita o profissional a pesquisar e expor nos meios de comunicação as informações obtidas que são de interesse público, esse redige e edita artigos, entrevistas, etc. O jornalista possui um bom senso crítico, domínio da língua portuguesa, excelente técnicas de redação e capacidade de expressão. Mercado de Trabalho O mercado vem se mantendo estável nos últimos anos, porém as expectativas são de que as ofertas de vagas no jornalismo da TV brasileira se aqueçam nos próximos anos. Isso se deve ao investimento maciço que as emissoras de TV vêem fazendo na montagem de suas equipes de telejornais. O profissional que fizer a preferência pela assessoria de impressa encontrará um mercado favorável. O mercado é bastante amplo na região sudeste e centro-oeste do país.O Curso A grade curricular do curso de jornalismo tem como disciplinas básicas cidadania e legislação, cultura brasileira, estudos da linguagem, história do jornalismo, oficina de textos, teoria da comunicação, teoria do jornalismo, informática aplicada, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, ética em jornalismo, etc. Algumas instituições visam disciplinas voltadas ao trabalho na internet.

Onde estudar: Região SudesteEspírito Santo; Ufes, Fac. Estácio. Minas Gerais; PUC-MG, UFMG, Unipac, Estácio, UFJF, UEMG, UFV. Rio de janeiro; UVA-RJ, Estácio, Uerj, UFRJ, UFF, PUC-RJ. São Paulo; Unip – SP, Unesp, PUC-Campinas, PUC – São Paulo, Mackenzie, USP, Anhembi Morumbi, Cásper Líbero.

Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos e razão. A psicologia explica também que o corpo e a mente não são separados e tem influência de um sobre o outro. Dentro da psicopatologia, o objeto de estudo da psicologia são as personalidades desviantes com comportamentos inadaptáveis. O psicólogo realiza diagnósticos, atua na prevenção e tratamento das doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Através da observação e da análise das atitudes, dos sentimentos e dos mecanismos mentais do paciente, o psicólogo o auxilia a reconhecer as origens dos problemas e a examinar cuidadosamente comportamentos inadequados. O psicólogo trabalha em clínicas, hospitais, empresas, escolas, comunidades e sua atuação têm uma particularidade dependendo de cada um desses locais. Pode atuar também em instituições judiciárias, presídios, instituições de reabilitação e clubes de esporte. Mercado de trabalho Embora exista certa dificuldade encontrada pelos recém-formados, que na maioria das vezes optam pela área clínica, o mercado de trabalho está em expansão, pois têm surgido novas oportunidades em outros setores. Como por exemplo, em psicologia jurídica, esportiva e organizacional. As empresas privadas de todo o país tem oferecido vagas para a função de seleção de candidatos.

Onde estudar: Região SudesteEspírito Santo: Ufes, UVV.Minas Gerais: Uemg.Rio de Janeiro: Estácio, Universo, UFF, PUC-Rio, Uerj, UFRJ.São Paulo: Unip, Unesp, Puc-Campinas, USP, Unifesp, Anhembi Morumbi, Mackenzie, PUC-SP, Uninove.

História

O historiador é o profissional que interpreta e investiga fatos históricos. É ele quem estuda sobre vários aspectos da história mundial, como economia, sociedade, cultura e cotidiano. É responsável por resgatar a memória da humanidade ao pesquisar documentos como manuscritos, gravações, objetos e fotos, conferindo-lhes autenticidade e estabelecendo o cronograma dos acontecimentos.O trabalho mais comum dos historiadores é na área de licenciatura, atuando em colégios de ensino fundamental e médio, cursinhos pré-vestibulares ou instituições de ensino superior. Além disso, o profissional de História pode lidar com centros de educação, pesquisa e gestão de arquivos públicos ou privados; pode também operar no setor de turismo histórico e cultural, em museus e exposições de arte.As funções que estão em alta são os trabalhos com preservação do patrimônio e resgate histórico e ainda o desempenho de um papel muito importante na reconstrução de momentos históricos para filmes, novelas e peças de teatro que passem em um determinado momento do passado.Algumas disciplinas estudadas no curso de História são: História Antiga, História Medieval, Antropologia, Sociologia, História Moderna, História da América, do Brasil, Contemporânea, Patrimônio Cultural, Filosofia e até História da Cultura Afro-Brasileira.

Onde estudar: Região SudesteEspírito Santo: UFES.Minas Gerais: PUC-MG, UFMG, Uni-BH, Uemg, UFJF, Ufop, Unimontes, UFSJ, UFU, UFV.Rio de Janeiro: UFF, Universo, UFRRJ, Estácio, PUC-RJ, Uerj, UFRJ, UniRio.São Paulo: Unesp, PUC-Campinas, Unicamp, PUC-SP, Uniban, Unicid, Uninove, USP.

Agronomia

Com a forte expansão da agropecuária no Brasil, tornou-se necessário um profissional especialista que conseguisse administrar esses negócios, assim criou-se o curso de agronegócios. Porém, de nada adianta administrar os negócios rurais com eficiência sendo que não existem métodos adequados de produção, os produtos não possuem qualidade, além do fato de ter uma plantação inteira perdida em virtude de uma praga, por exemplo. O agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção. O mercado de trabalho proporciona boas condições ao agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Visto que a maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas do agrônomo. As principais oportunidades se encontram na região Centro-Oeste, principalmente devido ao grande cultivo da soja.
O curso de agronomia dura, em média, 5 anos. Nos primeiros anos são ministradas disciplinas como biologia e estatística. Já nos anos finais são estudadas matérias específicas como hidrologia, manejo de pastagem, etc.

Onde estudar: Região SudesteMinas Gerais: UFMG, UFU, UFVJM, Ufla, UFVEspírito Santo: UFESRio de Janeiro: Uenf, UFRRJSão Paulo: USP, UFSCar, UNESP.

Análise de Sistemas

Este profissional desenvolve, analisa e projeta sistemas de informação para diferentes empresas, de vários setores. Ele pode programar computadores e desenvolver softwares, elaborando-os com estruturas que atendam as necessidades de pessoas e empresas. Ao planejar todas essas mudanças, ele fará com que o computador funcione com melhor qualidade, ampliando assim sua capacidade de armazenamento e sua velocidade de processamento de dados.Esta carreira promove habilidades em programação de internet e intranet, além de desenhar páginas de sites que sejam funcionais. Para isto, o analista de sistemas deve manter-se atualizado com as inovações em linguagem de programação e suporte de aplicativos. Bem preparado, este profissional está apto a atuar em empresas públicas ou privadas e em todos os setores: comércio, indústria ou serviços. Além disso, é preciso ter domínio da Língua Inglesa porque quase todos os programas utilizam essa língua como padrão.Mercado de trabalhoAs empresas que atuam no país mantêm o mercado aceso para o profissional autônomo que pode criar softwares para companhias, oferecer suporte e manutenção técnica. Ele também pode ser contratado para desenvolver trabalhos na área de processamento de dados.O analista de sistemas pode:- Agilizar o processo de comunicação de empresas;- Planejar e administrar rotas de entrega de produtos;- Comercializar equipamentos e softwares;- Oferecer suporte e realizar manutenção e- Cuidar da funcionalidade de programas e sites.O cursoAs principais disciplinas do curso são linguagem de programação, sistemas de informação, bancos de dados, redes de computadores, inteligência artificial, algoritmos, matemática, sistemas digitais, economia e sistemas operacionais.É preciso estar atento para o tipo de profissional que o curso se propõe a formar. O primeiro passo é conferir os diferentes nomes deste curso – que pode ser de graduação ou tecnológico – como análise de sistemas e tecnologia da informação, computação, ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas e sistemas de informação.

Onde estudar: Região Sudeste-São Paulo: PUC-Campinas, Unip. UFMG- Minas Gerais

Fonte: MEC

Gente depois faço mais postagens!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário